Sendo planejada ou não, para fazer uma transição de carreira bem estabelecida é preciso estabelecer alguns pontos. São eles:
– Qual o motivo da mudança?
Foi forçada ou foi uma escolha própria? Se foi uma transição forçada: o que gerou? Se foi por conta própria: o que gerou a sua insatisfação na carreira anterior para lhe motivar a mudar a sua vida profissional?
– Faça um planejamento financeiro e pessoal:
É preciso se planejar para ter uma boa transição de carreira. Estabelecer objetivos, se preparar financeiramente, saber quais passos tomar na direção correta. Encare a transição como uma nova oportunidade na sua vida – e não cometa os mesmos erros do passado.
– Se prepare para o mercado de trabalho:
Esteja pronto: seja para trabalhar de maneira autônoma ou buscar um cargo em uma empresa já consolidada. Além do planejamento, é preciso colocar em prática as ações. Assim, se qualifique.
– Aproveite as oportunidades:
Existem inúmeras áreas em que se é possível trabalhar. Assim sendo: pesquise e aproveite as oportunidades que surgirem no seu caminho. Converse com pessoas da área, entenda bem o mercado e esteja disposto a começar algo novo. Também seja proativo e, além de investir em cursos (ou seja, na parte teórica).
– Não foque apenas na questão financeira:
Ao fazer uma transição de carreira, deve-se levar em conta, sim, o salário. Mas essa não pode ser a única questão a ser considerada. Isso porque ao investir numa nova carreira considerando apenas a questão financeira, você pode acabar enfrentando algumas dificuldades com o decorrer do tempo.
– É hora de fazer uma transição de carreira?
Está insatisfeito com a sua carreira ou desempenha uma função que tem perigo de ser extinta em um certo período de tempo? Então talvez essa seja a hora de você começar a pensar em uma transição de carreira. Pesquise com calma e busque sempre qualificação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitas questões? É pra isso que estou aqui, para te ajudar a atravessar o vale da transição de carreira. Conte comigo! 🤓