A trajetória para realizar uma transição de carreira bem-sucedida deve incluir dedicação e autoconhecimento. Por isso, veja as dicas que preparei para você arrasar nesse processo!
MAPEAMENTO DE CARREIRA
Se você está perdido em meio a tantas possibilidades, um primeiro passo muito útil para organizar seus objetivos é o mapeamento de carreira. Esse é o momento de colocar tudo no papel para:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– definir seus objetivos a curto, médio e longo prazo;
– analisar suas competências e ver se elas são compatíveis com a profissão pretendida;
– identificar suas limitações e saber quais barreiras você está disposto a quebrar para obter o sucesso;
– avaliar o que deve ser priorizado em sua vida.
TESTE VOCACIONAL E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
– Teste vocacional
É uma espécie de prova, comumente encontrada em formato de quiz na Internet e propõe perguntas baseadas em suas preferências e hábitos, por exemplo. Depois de respondê-las, você recebe os resultados com indicações de profissões compatíveis com o seu perfil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Orientação profissional
Guiado por um profissional especializado, esse acompanhamento permite que você tenha um norte, ou seja, entenda qual é a profissão ideal e saiba como ter sucesso nela.
AUTOCONHECIMENTO
Além de todos esses auxílios, é recomendado que você busque se conhecer. Pense a respeito das suas características mais marcantes, dos seus pontos fortes e fracos, do que você gosta e daquilo com que você não deseja lidar.
SEGUNDA GRADUAÇÃO
A segunda graduação é uma decisão estratégica para quem deseja investir na transição de carreira. Isso porque além de ser a melhor e mais completa forma de adquirir conhecimento a respeito da nova área que você tem em mente.
NETWORKING
Em um ambiente universitário de qualidade, você conhecerá professores de renome e estará em contato com outros colegas de profissão. Dessa forma, é possível estabelecer uma boa rede de contatos, contar com futuras indicações e trocar dicas valiosas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vantajoso, não é mesmo? 🤓